No cerne da infraestrutura de telecomunicações corporativa, a conectividade ponto a ponto (LAN to LAN) é a espinha dorsal que une as unidades de negócio. Nesse universo de links dedicados, duas tecnologias se destacam como pilares: a Fibra Óptica e o Link via Rádio (Wireless).

Embora ambas sejam essenciais para garantir a continuidade e o desempenho da rede, e precisam ser vistas como soluções complementares. Uma rede inteligente frequentemente adota uma estratégia híbrida, utilizando-as em conjunto para otimizar custos, velocidade e resiliência.

A Fibra Óptica, conhecida por sua imbatível velocidade e estabilidade (fruto da transmissão de dados via luz), já está amplamente disseminada e é o padrão-ouro em ambientes urbanos. No entanto, o Link via Rádio ainda não pouco disseminado, merece uma análise mais profunda.

É hora de conhecer e desmistificar o universo do Rádio Wireless Corporativo, bem como derrubar alguns mitos.

A base da transmissão de rádio é centenária (1895), mas a ideia de transmitir dados de alta velocidade por ela veio bem depois, impulsionada inicialmente por testes militares — a origem do nosso wireless data communication.

Com a popularização da internet, surgiu a necessidade de conectar regiões remotas sem infraestrutura de cabos. O rádio foi a solução, usando frequências livres (como 2.4GHz e 5.8GHz) para criar enlaces ponto a ponto. E com a sua evolução vem sendo utilizado cada vez mais em centros urbanos devido ao crescente volume de rompimento e roubo de fibra.

Na prática o funcionamento é simples, o provedor entrega a conexão através de:

  • Uma antena transmissora (na torre)
  • Uma antena receptora (no cliente)
  • Um roteador interno

A grande vantagem é a instalação rápida, independência de cabos nas ruas e invulnerabilidade de rompimento.

Se chover ou ventar forte, o sinal cai ou oscila?

Esse é um mito do passado! No início, quando o rádio era analógico, a interferência era real e a banda era baixa.

Hoje, a história é outra. A tecnologia evoluiu para rádios digitais (baseados em protocolos como o do Wi-Fi, mas para longas distâncias).

Os equipamentos atuais são robustos e proporcionam:

  • Melhor modulação e controle de ruído;
  • Criptografia avançada para segurança;
  • QoS (Qualidade de Serviço) para priorizar tráfego.

 E pode ser implantado em qualquer lugar?

Praticamente sim, mas, depende da “visada”. O principal requisito da tecnologia é que as antenas “se enxerguem”. Regiões com muitas árvores densas, morros altos ou prédios no caminho podem comprometer o sinal. É preciso uma análise de viabilidade antes de descartar a possibilidade.

O rádio serve só para internet?

De jeito nenhum! O rádio é um aliado estratégico para empresas, inclusive para interligação entre matriz e filiais (Redes MAN e MPLS). Ele permite trafegar dados internos sem exposição à internet pública, sendo extremamente resiliente e à prova de furtos de cabos ou rompimentos acidentais de fibra.

A Double está no mercado há 30 anos e foi pioneira em Curitiba e região Metropolita com essa tecnologia e nossa equipe é especializada para mapear e modelar o projeto certo para cada Empresa. 🚀

A conectividade está ligada diretamente com os acessos a informações disponíveis na internet. Não há empresa que sobreviva no mercado sem uma conectividade decente e para isso, a mesma deve ser dimensionada para cada realidade empresarial.

Fazendo uma analogia: A internet é como uma cidade inteira, cheia de restaurantes e cinemas que você pode frequentar e a sua empresa é como uma ilha a parte da cidade.
Para que você possa acessar a cidade, você precisa de uma ponte para fazer a ligação entre a sua empresa e a cidade, pense nesta ponte como um link de internet.
Funciona muito bem… mas e se essa ponte cair? Ninguém consegue acessar a ilha, correto?  

A indicação é que a ilha tenha mais pontes disponíveis para acesso, podendo inclusive organizar o tráfego para evitar o congestionamento.

Captou o risco?


Ficar somente com um link de internet pode se tornar um problema sério e caríssimo para a sua empresa;  Pensando nisso, a Double oferece uma dupla abordagem com tecnologias distintas(Fibra óptica  e Rádio Wireless) para a sua conectividade. Assim, mesmo que uma de suas “pontes” apresente problemas, as demais continuam a garantir o acesso ininterrupto à “cidade” de recursos e clientes.

Acordo garante acesso a soluções em saúde acessível e seguros obrigatórios com menor custo.

É com grande satisfação que anunciamos que a Double TI + Telecom passa a integrar a AECIC como novo parceiro especialista em Tecnologia para impulsionar e proteger a indústrias/empresas de Curitiba e estamos honrados em fazer parte desta comunidade industrial de excelência, reforçando nossa crença de que empresas unidas transformam a região em que vivem.

Como uma empresa genuinamente paranaense com mais de 30 anos de história, nosso compromisso com os associados da AECIC é levar tecnologia de ponta e resultados tangíveis, com foco em:

§ Performance: Conectividade de alto nível e projetos especiais de rede/Wi-Fi.

§ Segurança Máxima: Cyber Segurança para blindar seus dados e operações.

§ Resiliência: Soluções de Data Center TIER III e equipamentos robustos.

Conte com a Double para transformar a sua infraestrutura e garantir que sua empresa esteja protegida e conectada para o futuro!

Aconteceu no dia 28/11/2023 a ultima edição do café temático 𝐀𝐄𝐂𝐈𝐂 de 𝟐𝟎𝟐𝟑 – 𝐆𝐞𝐬𝐭ã𝐨 𝐅𝐢𝐧𝐚𝐧𝐜𝐞𝐢𝐫𝐚 𝐩𝐚𝐫𝐚 𝐚 𝐬𝐮𝐬𝐭𝐞𝐧𝐭𝐚𝐛𝐢𝐥𝐢𝐝𝐚𝐝𝐞 𝐝𝐨 𝐬𝐞𝐮 𝐧𝐞𝐠ó𝐜𝐢𝐨.
Uma parceria 𝐀𝐄𝐂𝐈𝐂 e 𝐑𝐄𝐀𝐋𝐈.
𝗣𝗮𝗹𝗲𝘀𝘁𝗿𝗮𝗻𝘁𝗲𝘀: Arlei Santos, Douglas Cruzara, Osvaldo Sales e Gilberto Santos.

𝙃𝙖́ 𝙢𝙚𝙞𝙤 𝙨𝙚́𝙘𝙪𝙡𝙤 𝙧𝙚𝙥𝙧𝙚𝙨𝙚𝙣𝙩𝙖𝙣𝙙𝙤 𝙖 𝙛𝙤𝙧𝙘̧𝙖 𝙙𝙖 𝙪𝙣𝙞𝙖̃𝙤 𝙙𝙤𝙨 𝙚𝙢𝙥𝙧𝙚𝙨𝙖́𝙧𝙞𝙤𝙨.

No mês de setembro o diretor da UP Experience e Prof. Eduardo Farias da Universidade Positivo apresentou o projeto Constelação Natal.
Estiveram conosco também os Sres. Renato Maçaneiro, Marcus Von Borstel e Dirceu Moreira trazendo ações da FOMENTO/PR, para os nossos associados.

Iniciamos nesta quinta-feira (20/7/2023) o programa de Formação de Fornecedores Parceiros. Uma parceria SEBRAE e AECIC. Na etapa de concepção do programa tivemos a participação das empresas Metalus, Hübner, Risotolandia, CNH, WHB, Furukawa e Omeco. Este é o primeiro de uma série de módulos. O objetivo é que a AECIC estruture um banco de dados de fornecedores habilitados para disponibilizar aos associados. Acima de tudo qualificar e valorizar os empreendimentos locais.

Presidente da AECIC, Alaídes Francisco de Oliveira, juntamente com os dirigentes Carlos Gusso, Francisco Pallaro e João Barreto Lopes, presentes na posse da nova diretoria da ACP presidida pelo empresário Antonio Gilberto Deggerone.

Recebemos a visita do novo comandante do Corpo de bombeiros da CIC, Tenente Cruz. Participou da reunião do PAM na AECIC, dirigida pelo coordenador da Defesa Civil Rodrigo Alípio.


O presidente da AECIC, Alaídes Francisco de Oliveira, recebeu o empresário Joni Amorim, da empresa OBS para formalizar uma parceria de negócios que beneficia todos os empresários que fazem parte da Associação das Empresas da Cidade Industrial de Curitiba acerca de segurança privada.  A OBS Segurança atenta às demandas do mercado, oferece serviços nas áreas de:
– Vigilância Armada;
–  Controle de acesso;
–  Monitoramento de alarmes e imagens;
–  Serviços de portaria e recepção;
–  Automações tecnológicas em segurança;

E  atividades complementares de facilities como:
–  Limpeza e conservação;
–  Jardinagem;
–  Manutenções prediais;
– Terceirização de mão de obra em geral.

Entre em contato:
Contato: www.obsseg.com.br
Email:  adm@obsseg.com.br
Fone: (41) 99502-0000