24 de dezembro de 2019

Caros empresários, distintos associados.

O ano de 2019 está terminando e temos algumas razões para celebrar e outras para ficarmos atentos aos seus desdobramentos. Iniciamos com um novo governo em nosso país: novo presidente, novos governadores e um Congresso renovado em mais de 50%. Alguns políticos tradicionais, após vários mandatos, deixaram de ser protagonistas do cenário principal. Foi uma clara demonstração da insatisfação dos eleitores com o modelo praticado até então. No cenário nacional, inicialmente, ocorreu uma série de descompassos na composição da equipe de governo sobretudo porque as escolhas tinham preferencia para perfis técnicos e aproveitamento de experiências nos respectivos campos de atuação, relegando a plano menor a indicação politica. Passado este período com as organizações de estruturas em todos os estados, deu-se inicio as buscas de mudanças nas gestões e nos modelos de administração. A reforma da previdência e a tentativa de privatizações (algumas com êxito) foram os principais assuntos na área governamental.

Ao olharmos para a iniciativa privada percebemos as empresas ainda passando por muitas dificuldades. O longo período de recessão não foi concluído e, por isso, a alta taxa de desemprego não retrocedeu a níveis aceitáveis. Apesar dos esforços para melhoria do ambiente de negócios, não foi possível a retomada dos investimentos da forma como se poderia esperar para o nosso país. A notícia boa é que muitas ações estratégicas foram tomadas pelas equipes de governos, redirecionando a economia para uma expectativa de desenvolvimento, juntamente com outras providencias de melhoria da infraestrutura para permitir maior competitividade aos nossos produtos.

O panorama previsto para o ano de 2020 é de conseguirmos um salto de desenvolvimento maior que o ocorrido até o momento, entretanto menor que a necessidade do país.

Devemos continuar atentos as questões politicas e econômicas para viabilizarmos nossos empreendimentos de forma a manter as iniciativas de crescimento e desenvolvimento. Destaque para a aprovação no Congresso Nacional da emenda que define recursos orçamentários para a revitalização do contorno sul, nossa aspiração antiga.

No âmbito da AECIC estamos promovendo uma série de parcerias a fim de ampliarmos nosso atendimento de serviços a filiados e ampliação do quadro associativo. Destaque para emissão de certificados de origem para empresas exportadoras e a implantação da certificação digital para pessoas físicas e jurídicas, especialmente para a nossa região.

Finalmente, queremos agradecer a todos os associados pela sua participação e apoio. Aos nossos Diretores pela generosa colaboração na gestão de nossa Associação e aos colaboradores pelo seu empenho e dedicação. A todos o melhor de celebração das festas natalinas e a passagem de ano repleta de felicitações.

Ótimo 2020, sucesso crescente e muitas realizações pessoais, familiares e profissionais.

Celso Gusso
Presidente

< Voltar para Mensagem do Presidente