A Associação das Empresas da Cidade Industrial de Curitiba – AECIC, foi fundada em 24 de março de 1977 pelos dirigentes das principais empresas da Cidade Industrial de Curitiba.

As empresas recém instaladas na CIC, com grande concentração de tecnologia, produtos estratégicos e empregos de alta qualificação do Paraná, passaram a representar na época 25% da arrecadação de ICMS de todo o Estado. Porém, existiam muitos problemas em comum, principalmente relacionados a infraestrutura que estava aquém da inicialmente prevista.

Entendendo que unidas, estas empresas teriam maior força para a busca de solução de problemas, surgiu a AECIC tornando-se uma  associação com grande notabilidade junto a líderes empresariais e órgãos governamentais dando-lhes representatividade local, estadual e federal.

A AECIC tem como finalidade a mobilização de recursos humanos e técnicos, para auxiliar na planificação do crescimento do setor industrial, agindo sempre para o contínuo desenvolvimento, em favor dos interesses e necessidades das empresas associadas, procurando consolidar-se como efetiva prestadora de serviços junto à classe empresarial.

Assim, para colocar em prática suas propostas, a entidade dispõe de uma moderna sede, utilizada para a realização de diversas atividades, bem como para que seus associados possam desenvolver seus programas de treinamento, palestras, seminários, reuniões e eventos comemorativos.