Parceria AECIC e ISAE em prol dos ODS: é hora de partir para a ação!

21 de setembro de 2017

Em setembro de 2017, chegamos dois anos do lançamento dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Dentre representantes de diversos países com suas mais variadas línguas e culturas, durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, o então Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas, Ban Ki Moon, discursou sobre a Agenda 2030: um chamado à sociedade para a articulação de iniciativas em prol do desenvolvimento sustentável.

Como participante convidado dessa reunião e enquanto Presidente do ISAE assumi o compromisso de atuar fortemente para disseminar os Objetivos Globais dentre os stakeholders da Instituição. A produção de conteúdo para o site da AECIC, em parceria com diversos professores e alunos da Instituição, foi uma das iniciativas que colocamos em prática com foco na mobilização do setor privado.

Sensibilizar pode parecer pouco quando falamos em 169 metas que abordam os mais diversos setores, e quando temos como alvo desafios que vão desde acabar com a fome até promover a industrialização inclusiva. Partindo desse ponto de vista, o tempo torna-se nosso inimigo e não há como ignorar o papel da educação nesse campo.

Preparar crianças, jovens e principalmente líderes comprometidos com uma visão sistêmica sobre o desenvolvimento sustentável é fundamental para a continuidade e o sucesso desse trabalho. A educação só é transformadora quando proporciona a mudança através de atividades práticas e mensuração de resultados que vão ao encontro com os objetivos estratégicos das empresas, da sociedade e do planeta de forma equilibrada.

À frente da Presidência do Capítulo Brasileiro do PRME e do Instituto Superior de Administração e Economia (ISAE) adoto os princípios do Pacto Global e do PRME como valores da Instituição, inserindo os ODS na gestão e na estrutura curricular dos cursos ofertados, promovendo o tema de forma a extrapolar a teoria a partir de sua inserção no meio empresarial. Assim, busco incentivar os novos e futuros líderes a levarem para as empresas uma visão mais globalizada do desenvolvimento sustentável.

Após a publicação de artigos sobre cada um dos ODS, contextualizando suas metas com o cenário brasileiro atual, esse projeto com a AECIC agora está pronto para seguir uma nova fase que objetiva a mobilização dos empresários no desenvolvimento de ações que nos aproximem cada vez mais do alcance dos Objetivos.

Como visionário e crente do potencial dessa parceria, espero comemorar os resultados que traremos juntos às empresas da AECIC e consequentemente, à sociedade.

Norman de Paula Arruda Filho, Presidente do Instituto Superior de Administração e Economia (ISAE) e do Capítulo Brasileiro do PRME da ONU.