Tecnologias de Manufatura Aditiva (Impressão 3D) que você deve conhecer (3ª parte – DLP)

4 de setembro de 2017
Marcos Raymundo Loest, Economista e Mestre em Economia e Politicas Florestais pela UFPR, experiência em gestão de projetos de Tecnologia da Informação. Atualmente é sócio da 3DI9BR, especialista em tecnologias de manufatura aditiva (Impressão 3D) e projetos de internet das coisas (iot) para a indústria. É professor de Economia e Inovação no ISAE.

Digital Light Processing (DLP)

Neste terceiro artigo, abordaremos a tecnologia DLP, que é uma derivação da tecnologia SLA vista em nosso primeiro artigo. A evolução da Tecnologia DLP é a possibilidade de polimerizar toda uma camada ao mesmo tempo, ganhando tempo em velocidade sobre a SLA por conta de não haver um tempo de varredura por camada.

Diversos modelos são comercializados hoje com esta tecnologia, como o Americano B9 Creator, a Flashforge, a  Moonray S, e a Kudo.

DLP (Digital Light Processing) é outra tecnologia de impressão 3D muito similar à estereolitografia. Ela foi criada em 1987 por Larry Hornbeck da Texas Instruments e tornou-se muito popular em projetores. Esta tecnologia usa micro espelhos digitais em um chip microcondutor. Esta tecnologia é usada em projetores de filmes, telefones celulares e em impressão 3D.

As impressoras DLP 3D usam um processo de fotopolimerização, ou de tratamento de polímeros líquidos, assim como a estereolitografia. Um tanque de polímero líquido é exposto a uma DLP, que projeta a luz em locais que necessitam de solidificação.

Em contato com a luz, o polímero líquido endurece e forma um objeto sólido. Em seguida, a plataforma de impressão é rebaixada a uma espessura de camada, e o processo de solidificação por DLP é reiterado de acordo com o número de camadas a serem produzidas.

O processo utiliza uma fonte de luz diferente para o DLP. Impressoras 3D DLP amadoras usam lâmpadas convencionais como lâmpadas ARC. A outra parte importante do processo é o painel de display de cristal líquido que é aplicado para toda a superfície do material durante o processo DLP. O material usado para a impressão é uma resina de líquido plástica que é colocada no recipiente transparente de resina. A resina endurece rapidamente quando afetada por uma quantidade grande de luz. A velocidade de impressão é impressionantemente alta comparada com outras tecno

< Voltar