Por que escrever?

É comum para pessoas do meio acadêmico publicar e divulgar seus trabalhos de pesquisa. Mas para pessoas do mundo corporativo a realidade não é bem essa. Segue abaixo algumas razões pelas quais você deveria repensar esse comportamento:

  • É sempre bom compartilhar realizações com outras pessoas. Isso pode fazer a diferença para elas, e motivá-las a também ir atrás de seus objetivos na empresa. A indústria ganha com esse movimento.
  • Você passa a ser mais conhecido pelo mercado, o que aumenta a sua rede de contato, e consequentemente a sua visão.
  • Você passa a ter um diferencial no seu currículo, com mais oportunidades no mercado de trabalho.
  • Você projeta sua empresa no mercado, pois o nome dela também fica em evidência.
  • Você pode receber comentários de outros profissionais de mercado, possibilitando ampliar e melhorar sua atuação como profissional e consequentemente sua atuação na empresa onde trabalha.
  • Se diversas pessoas, de diferentes empresas, compartilharem suas experiências, é possível traçar um panorama daquele assunto. O que seria produtivo, podendo, inclusive, surgir a colaboração de diversas empresas para desmistificar uma questão única a todos.

 

Sobre o que escrever?

Imagine quem estará lendo a sua publicação. O que você gostaria de ler? O que você gostaria que um “mentor” compartilhasse com você?

  • Novidades no mercado
  • Tendências da área
  • Maneiras de ser criativo e inovador nas atividades
  • Um ponto de vista (reflexões) sobre algo interessante da área

Pense:

  • O que eu poderia compartilhar com outros profissionais que poderia ajudá-los?
  • Que lições podemos tirar de uma situação específica, que poderia ser útil para outros?

 

Como escrever?

Comece o texto chamando a atenção da importância do que você está escrevendo. É o momento de convencer o leitor a terminar de ler o seu texto. Na sequência, apresente o objetivo do seu texto. Sim, todo texto tem que ter um objetivo claro.

Exemplos: refletir sobre a influência da indústria 4.0 na cadeia de suprimentos; apresentar uma forma criativa de negociação útil para a área de compras; relacionar motivos pelos quais as pessoas deveriam ser mais flexíveis no ambiente de trabalho).

Uma vez que você já prendeu a atenção do leitor, já definiu o objetivo do seu texto, agora é só desenvolver as ideias. Utilize frases pequenas, que facilita a assimilação por quem está lendo.

Vamos padronizar os textos? O artigo deve conter até 1000 (mil) palavras. Utilize fonte Arial 12 com espaços simples. Utilize margem padrão do word: 2,5 cm para superior e inferior e 3 cm para direta e esquerda. As imagens e fotos que representam o que está sendo escrito devem estar legíveis e também são bem-vindas.

 

Política para envio de textos do Espaço Aberto

A AECIC preza por uma política de publicação que garante que o conteúdo do site esteja de acordo com o propósito da Associação.

Toda publicação é analisada pelo Comitê Editorial, responsável em avaliar os conteúdos sugeridos, considerando os objetivos e finalidades de cada área, assim como, as normas de envio.

Normas para envio:

1ª Minicurrículo:  descrição de até 3 (três) linhas do resumo de suas qualificações profissionais.

2º Foto: envie uma foto no estilo Retrato com o tamanho 64×64 pxl e extensão .jpg

3º Padrão de texto:

  1. Utilize fonte Arial 12 com espaços entre linhas, simples. As margens são de 2,5 cm para superior e inferior e 3 cm para direta e esquerda.
  2. Salvar o arquivo com a extensão .doc.
  3. O texto deve ser estruturado da seguinte forma: Título e Conteúdo: Introdução, Desenvolvimento, Conclusão).
  4. Devem conter no máximo 1000 (mil) palavras.

4º Referências:

  1. Ao sugerir um texto que já tenha sido publicado em outro local, deverão constar as referências de acordo com as normas da ABNT.
  2. Quando o texto for autoral, todas as fontes e referências bibliográficas usadas devem ser citadas e identificadas de acordo com a ABNT.

5º Imagens: poderão ser encaminhadas imagens que ilustrem e estejam relacionadas com o assunto abordado. As imagens também serão avaliadas e serão publicadas se estiverem de acordo com as leis de Direitos Autorais, portanto é necessário citar a fonte.

6º  Temas: Textos que tratem assuntos polêmicos ou que possam gerar qualquer tipo de controvérsias como: religião, política, esportes, racismo, preconceito,  entre outros não serão publicados.

7º Aceite: ao ler e aceitar as Políticas de Publicação, preencha todos os campos do formulário. Anexe sua foto e o arquivo com o conteúdo sugerido. Após, clique em Enviar.

8ª Orientações Gerais:

  1. Os textos enviados passarão pela avaliação do Comitê Editorial da AECIC, não tendo obrigatoriedade de publicação.
  2. Os textos aprovados serão avaliados e publicados na área determinada, no prazo de até 2 (dois) dias úteis, com crédito ao autor, sem nenhum ônus, vínculo empregatício ou pagamento.
  3. Você receberá um e-mail com retorno sobre a aprovação ou não-aprovação do artigo encaminhado.
  4. O conteúdo sugerido e publicado não expressa necessariamente a opinião da AECIC. O conteúdo é de responsabilidade do autor.

Sua participação é bem-vinda!