Como Gerenciar Equipes Remotas

7 de junho de 2018

À medida que mais e mais empresas oferecem a opção de trabalhar remotamente, os líderes perceberam que o gerenciamento de funcionários externos requer uma abordagem diferente do que gerenciar uma equipe que está ali, presencialmente, no escritório. Para que esses membros da equipe permaneçam engajados e produtivos é preciso usar algumas técnicas e manter o relacionamento próximo, mesmo que não seja de maneira presencial.

Em especial, a comunicação clara, transparente e frequente é, basicamente, um dos pontos mais importantes para uma manter o time remoto atento e gerando resultados, mas está longe de ser a única. Abaixo, vemos alguns pontos chave para que a gestão seja eficiente e alcance os objetivos da empresa.

1. Confie na sua equipe
A confiança é a chave mais importante para gerenciar uma força de trabalho (presencial) e remota. Os líderes precisam confiar na equipe remota, sabendo que todos podem realizar o trabalho da maneira correta, sem o microgerenciamento. Algumas empresas com equipe remota esperam que a equipe esteja sempre preparados para um Skype, enviando reportes frequentes. Isso indica falta de confiança. A confiança permite que as pessoas façam o seu melhor e assumam a responsabilidade pelo seu trabalho.

2. Delegar responsabilidades e esclarecer todos os pontos críticos de sucesso
Defina as responsabilidades específicas de cada pessoa da sua equipe. Faça com que todos se
conscientizem das responsabilidades uns dos outros e de onde estão as conexões, riscos e pontos críticos. Agende conversas regulares para atualizar o progresso, sempre mantendo em mãos um acompanhamento real das últimas conversas. Você precisa demonstrar o quanto está genuinamente interessado na boa performance de cada um. Cada membro da equipe precisa saber seus objetivos individuais e contar com você como apoio incondicional para que todos cheguem aos resultados. Para isso, conhecer as forças e fraquezas de cada um e manejar as competências individuais de forma interconexa é fundamental.

3. Conecte seu trabalho à missão e aos valores da empresa
A maioria das empresas tem alguns funcionários trabalhando remotamente. Para manter a organização e o desempenho, é essencial manter a transparência sobre o que as diferentes áreas da empresa estão fazendo. Promover um alinhamento à missão e aos valores da empresa é o que mantém as pessoas engajadas quando não estão fisicamente no escritório odos os dias.

4. Mostre que você se preocupa e que está à disposição para apoiar a todos
Quanto menos você vê as pessoas pessoalmente ou fala com elas, mais cada interação ao vivo deve contar. Ao gerenciar as pessoas remotamente, preste atenção às datas e temas próximos a elas. Lembre-se de aniversários de seus cônjuges, parceiros e filhos. Envie-lhes artigos que possam achar interessantes com base em suas habilidades. Esses gestos mostram que eles são respeitados e importantes, mesmo separados pela distância.

5. Gerencie sua própria agenda
A equipe precisa sentir seu apoio e confiar que suas ações vão de fato contribuir com os resultados conjuntos. Cada um acredita que está fazendo o seu melhor, e demonstrar reconhecimento à cada contribuição é essencial. Quando ocorrem dificuldades na comunicação, faça uma perspectiva positiva, orientando-se para a solução, em vez de se debruçar sobre o problema, ou culpados.

Todas estas ações vão aproximar você da equipe e o resultado de cada um será mais expressivo quando você trabalhar junto com eles para um resultado comum.

Até a próxima semana!
Cristiane Ribas – Consultora Estratégica de RH
De Bernt Entschev Human Capital

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