Como Desenvolver a Liderança?

10 de maio de 2018

Há algumas semanas semanas comentei sobre os Soft e Hard Skills e suas diferenças. Vamos passar por algumas dessas competências e conhecer algumas formas de desenvolvê-las para melhoria de performance corporativa.

Liderança

1. Pratique a disciplina
Um bom líder precisa de disciplina. Desenvolver a disciplina em sua vida profissional (e pessoal) é uma necessidade para ser um líder eficaz e para inspirar outras pessoas a serem disciplinadas também. As pessoas vão julgar sua capacidade de liderar pela disciplina que você exibe no trabalho.

Demonstre disciplina no trabalho cumprindo prazos, mantendo compromissos, sendo transparente, seguindo as pautas e horários determinados para as reuniões. Se você é naturalmente desorganizado, então procure fazer uma coisa de cada vez, começando por tarefas mais simples: tente desenvolver bons hábitos em casa, como acordar cedo e fazer exercícios diários, criando uma rotina bem definida, e a partir daí vá evoluindo.

2. Assuma mais projetos
Uma ótima maneira de desenvolver suas habilidades de liderança é assumir mais responsabilidade. Mas tenha cuidado: não assuma mais tarefas do que pode gerenciar, mas se você quiser crescer busque gerar cada vez mais valor para a empresa. Sair da zona de conforto é a única maneira de aprender alguma coisa nova, e isso fará com que você seja notado pelos executivos como alguém que toma a iniciativa.

3. Aprenda a seguir
Um verdadeiro líder não tem nenhum problema em delegar sua gestão quando for necessário. Você não deve se sentir ameaçado quando alguém discordar, questionar seu pensamento ou apresentar ideias próprias e diferentes das suas. Mantenha a mente aberta e dê mérito para quem merece. Nem sempre será fácil, mas se você aprender a valorizar e respeitar as pessoas de sua equipe, eles estarão mais propensos a dar o melhor de si e assim sua liderança gerará mais resultados efetivos.

4. Desenvolva a consciência situacional
Uma das marcas de um bom líder poder enxergar o cenário e prever problemas antes que eles aconteçam. Esta é uma habilidade valiosa para lidar com projetos complexos e com prazos apertados. Ter a capacidade de prever e dar sugestões para evitar possíveis problemas é imprescindível, pois também ajuda a reconhecer oportunidades que os outros podem ignorar, e isso vai trazer reconhecimento.

5. Inspire os outros
Ser líder significa que você faz parte de uma equipe e deve ser capaz de inspirar as pessoas a colaborarem da melhor maneira possível. Quando um membro da equipe precisar de encorajamento ou orientação, esteja próximo e apoie. Às vezes, tudo que ele precisa é de alguém para ouvir suas necessidades e problemas, para lhe dar apoio.

6. Continue aprendendo
O melhor caminho para se tornar um bom líder é continuamente aprender coisas novas. Isso mantém sua mente afiada, preparando você para novos desafios que podem surgir em seu caminho, o que é excelente para um líder.

7. Desenvolva seus colegas de equipe
Ninguém é o bom em tudo, cada um tem seu conjunto de competências. Quanto mais cedo você perceber isso, mais cedo poderá aprender a ser um bom líder, delegando tarefas e promovendo o trabalho em equipe, aprimorando a capacidade de cada um de seu time.

8. Gerenciar conflitos
É muito importante aprender a mediar situações conflitantes, agindo como um mentor. Em vez de ignorar os conflitos interpessoais, esperando que eles desapareçam, discuta-os falando com os envolvidos em particular e buscando estabelecer pontos convergentes com foco em uma negociação assertiva e construtiva. Além disso, esteja aberto para realinhar a posição de membros da equipe se o conflito não puder ser resolvido.

9. Seja um ouvinte exigente
Tornar-se líder não significa que você precisa ser o centro das atenções o tempo todo. Um bom líder é alguém ouve sugestões, ideias e comentários de outras pessoas e trabalha com eles. Bons ouvintes sabem que a comunicação não é apenas uma questão de palavras, mas também sobre sugestões não-verbais, como contato visual e linguagem corporal.

Boas habilidades de liderança são essenciais para o avanço de sua carreira, mas, como você pode ver, a liderança é muito mais do que simplesmente estar no comando. Se suas ações inspiram pessoas a trabalhar bem, gerando bons resultados em time, com certeza seu objetivo será atingido.

Até a próxima semana!
Cristiane Ribas – Consultora Estratégica de RH
De Bernt Entschev Human Capital

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