Como Desenvolver a Atitude Positiva?

17 de maio de 2018

Há algumas semanas comentei sobre os Soft e Hard Skills e suas diferenças. Vamos passar por algumas dessas competências e conhecer algumas formas de desenvolvê-las para melhoria de performance corporativa.

Atitude Positiva
Quando as pessoas pensam em ter uma atitude positiva, elas provavelmente pensam que é pouco mais do que engessar um sorriso no rosto e tentar pensar em pensamentos felizes. É bem mais do que isso.

Uma atitude positiva é algo que vai mais fundo e tem um efeito mais longo do que aquela alegria passageira. Atitudes positivas geram um ambiente de apoio, de interesse em ajudar o próximo, enquanto atitudes negativas fazem o oposto: promovem medo e um estreitamento de foco e da mente – ninguém enxerga mais nada e o conflito surge. Ninguém deve viver em um estado constante de “se defender ou agredir”, mas atitudes negativas criam exatamente esse cenário.

Estudos também mostraram que ter uma atitude verdadeiramente positiva faz com que sua maneira de enxergar a vida torne-se mais ampla, cheia de possibilidades e assim você estará mais propenso a adquirir e desenvolver novas habilidades.

Mas como conseguir ter uma atitude positiva, especialmente se isso não vem de forma natural?

1. Cerque-se de pessoas positivas
Se você está sempre com pessoas negativas que reclamam de tudo, acaba se tornando um reclamão, que enxerga sempre a metade vazia do copo. Por isso tente se conectar com pessoas que gostam de seu trabalho, que têm novas ideias e estão interessadas em muitas outras coisas além do trabalho. Que costumam focar nas soluções e não nos problemas, ou ainda pior, nas pessoas que causaram os problemas.

Você não pode sempre escolher seus colegas de trabalho, mas pode gerenciar quanto tempo passa com eles e sobre o que conversam. Se você estiver com um grupo negativo, tenha cuidado para não participar da negatividade. Faça pausas e dê um passeio, em vez de mergulhar em dramas e fofocas negativas. Você também pode procurar tornar-se um agente de mudanças, tentando fazer com que eles enxerguem as coisas por outro ponto de vista.

2. Preencha sua mente com informações positivas
Procure estar próximo de quem agrega valor, participar de conversas de alto nível, motivadoras, interessantes e inovadoras. Escute músicas que acalmam e animam seu ânimo. Ouça áudio books inspiradores no caminho para o trabalho. Leia sobre assuntos encorajadores. Assista a vídeos e ouça podcasts positivos ou que ajudem a melhorar suas habilidades. Procure se alimentar com estas pequenas ações de positividade, diariamente.

3. Controle sua língua
Esteja consciente das palavras que você usa quando fala e pensa. Em sua maior extensão, sua linguagem realmente limita ou delimita como você é capaz de perceber o mundo.

De fato, a linguagem que você usa todos os dias, tanto no pensamento quanto nas coisas faladas, tem um efeito cumulativo em como você pensa sobre si mesmo, seu trabalho e aqueles ao seu redor. A coisa vai somando e acumulando. Pode até parecer um exemplo bobo, mas pode ser a diferença entre ver o seu dia cheio de tarefas ou cheio de oportunidades. O primeiro é cansativo e árduo, fazendo você se sentir preso em uma rotina diária. Este último é excitante e tem um enorme potencial.

Esteja ciente de como você escolhe pensar e falar no trabalho. Encontre uma maneira positiva de ver tudo e todos. Lembre-se de que tudo na vida tem um lado bom.

4. Seja gentil com as pessoas
Ser gentil com os outros te faz feliz. Verdade!

Existem estudos científicos que mostram que ser gentil para os outros provoca um efeito de satisfação, liberando substâncias que nos fazem sentir bem. Além do mais, se você faz algo bom isso se tornará um ciclo de generosidade e felicidade que faz você se sentir bem e faz com que você seja bem visto também.

Se o seu trabalho é difícil e você não consegue fugir disso, procure encontrar um resultado positivo nas pequenas coisas do dia a dia, por menores que sejam, as conquistas vão somando como um remédio em
seu coração. Você conseguirá aos poucos ver outras coisas boas e assim por diante.

Em algum tempo sentira mais felicidade, menos stress e estará motivado a seguir em frente com resultados cada vez maiores!

Até a próxima semana
Cristiane Ribas – Consultora Estratégica de RH
De Bernt Entschev Human Capital

< Voltar