As Vantagens do Home Office

31 de maio de 2018

Com todos os percalços desta última greve, muitas empresas precisaram inovar. Sem gasolina para chegar aos escritórios, algumas empresas optaram pelo Home Office, uma forma alternativa de garantir que o trabalho continue sendo feito, mesmo que de forma remota.

O Home Office pode oferecer uma série de benefícios, além de ajudar em momentos críticos como o que passamos. Abaixo, vemos as razões pelas quais o trabalho remoto é sim o futuro.

1. Redução do tempo de deslocamento
O tempo usado para chegar de sua casa até o escritório pode ser longo, por vezes estressante (depende da música que você ouve :]), e poderia ser gasto trabalhando ou fazendo outra coisa mais produtiva.

As pessoas que podem trabalhar em casa também gastarão menos dinheiro com gasolina, ônibus, etc, contribuindo com a diminuição das taxas de poluição do ar, sonora e por vezes visual. Enfim, menos tempo de viagem significa maior produtividade.

2. Mais produtividade
Muitas pessoas que trabalham em casa afirmam ser mais produtivas porque não estão em um ambiente barulhento ou distraídas por colegas de trabalho. Podem trabalhar mais relaxadas, e contanto que consigam se auto gerenciar com metas e prazos, seu resultado pode ser expressivo.

Além disso, o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho significa que existe uma menor probabilidade de adoecer em primeiro lugar, porque seus níveis de estresse são tipicamente menores.

3. Melhor retenção de funcionários
Geralmente pessoas que trabalham em casa ficam mais felizes e tem maior probabilidade de desenvolver uma carreira na empresa. Quem tem filhos pequenos também tem maior probabilidade de continuar trabalhando se puderem fazer de casa, já que isso lhes dá maior flexibilidade com as crianças.

Além disso, como o trabalho em casa é visto como um benefício, os funcionários que têm essa vantagem, apresentam menor probabilidade de mudar para uma empresa que não oferece trabalho flexível.
Essa flexibilidade é uma alta prioridade na lista de desejos para funcionários de todas as idades – de novos pais que precisam conciliar o trabalho com crianças, a pessoas mais velhas.

4. Maior quantidade de talentos
Por ter funcionários que trabalham em casa, as empresas podem contratar grandes talentos, independentemente de quem ou onde eles estão, vão atuar de forma remota e este modelo
não tem barreiras!

Porém, nem tudo são flores. Somente uma parte dos profissionais ativos podem atuar no modelo Home Office. Usualmente os que chegaram a cargos mais altos ou que já desenvolveram o mindset digital e que em especial trabalham no setor de serviços. Fábricas, por exemplo, não conseguem manter seus funcionários trabalhando de longe.

Entretanto, com o tempo haverá muitas novidades no modelo de trabalho. Vamos acompanhando as tendências para não ficar para trás!

 

 

Até a próxima semana
Cristiane Ribas – Consultora Estratégica de RH
De Bernt Entschev Human Capital

< Voltar