4 Dicas Para Não Levar o Trabalho Para Casa em 2018

11 de janeiro de 2018

Hoje em dia muitas pessoas optam por levar trabalho para a casa pois a tecnologia nos ajudou muito a trabalhar remotamente. E então, passamos 24 horas, 7 dias por semana conectados ao trabalho, resolvendo nossas pendências, planejando ações em vez de aproveitar o tempo para descansar a cabeça, viver momentos de lazer com as nossas famílias para assim, voltarmos com a corda toda na segunda-feira.

Aqui vão algumas dicas para nos organizar e manter nossa energia sempre positiva, trabalhando o máximo durante a semana para nos dedicarmos a finais de semana alegres com muita diversão.

1. Fazer uma agenda da sua semana/dia de trabalho.
No início de cada dia, usando um diário, organize seu tempo por intervalos de 30 ou 60 minutos. A ideia é evitar tempo perdido com acesso desnecessário a redes pessoais, participar de reuniões em que você não teria nenhum interesse, conversas constantes de colegas e e-mails – você precisa de blocos de tempo ininterruptos para trabalhar com mais foco. Ao eliminar uma tarefa, marque em sua agenda e siga para a próxima.

2. Tire seu e-mail de trabalho do seu telefone.
É tão tentador apenas responder a esse e-mail em um domingo, enquanto a família está na sala conversando e vivendo, ou mandar algumas mensagens por whatsapp enquanto deixa seus filhos brincando sozinhos por algumas horas. Quando está em casa, você deveria relaxar, ter um tempo seu, e de qualidade com as pessoas que mais importam em sua vida.
Ok, o trabalho é extremamente importante. Precisamos desse dinheiro para sobreviver e cuidar de nossa carreira é de fato essencial. Mas precisa haver um ponto em que deixamos o escritório lá no lugar dele e nos permitamos uma imersão total na atividade pessoal e social.

3. Quando sair da empresa, coloque uma música que você adora.
Escutar músicas que nos agradam funciona como um remédio. Tanto que existe uma técnica chamada de musicoterapia, onde se aplicam uma série de ferramentas para promover a cura pela música. Repita seu cantor ou compositor preferido, sempre que vivenciar momentos agradáveis. Ao escutar novamente a canção, ela terá efeito de gatilho, de fará disparar em você um sentimento de relaxamento. A partir deste momento, permita-se curtir cada instante e voltar a falar de trabalho somente no próximo dia útil.

4. Nos tempos livres, coloque uma roupa confortável.
Uma das melhores maneiras de deixar o dia de trabalho para trás é mudar sua roupa de trabalho assim que chegar em casa. Colocar algo confortável pode ficar mais à vontade. A roupa de trabalho é praticamente um uniforme para o dia, e trocando por algo gostoso de usar vai ajudar a mudar sua mentalidade de trabalho para relaxar de forma perfeita.
Não importa o que você faça, encontrar uma maneira de deixar o trabalho no escritório e reduzir o estresse é essencial para sua saúde em geral.

Até a próxima semana!
Cristiane Ribas – Consultora Estratégica de RH
De Bernt Entschev Human Capital

< Voltar