Para Viver Mais

5 de junho de 2017

Um aluno me perguntou do que essencialmente precisamos para uma velhice saudável.  Olha, são tantas coisas, que parei para pensar antes de responder.

Enfim, penso que o envelhecimento com vitalidade na segunda metade da vida depende dos 3 “S”. Segurança, saúde e sentido. Segurança financeira, não só para nos sustentar, mas, também, para que possamos desfrutar a vida com  viagens, lazer, estudos e consumo sem estar preocupado com salário e dívidas.

O segundo “S”, de saúde, porque estamos vivendo cada vez mais, e não adianta ter dinheiro se for só para pagar hospital, remédios e cuidadoras.

E o terceiro “S”, de sentido, para mim o mais importante, porque dele dependem os dois primeiros. É, porque quem não tem um objetivo na segunda metade da vida é um forte candidato a depressão, ao Alzheimer e a outras doenças degenerativas.

Objetivo é essencial para a extrema alegria, para a sensação de pertencimento à raça humana e de utilidade. O elemento determinante para o bem-estar mental, físico, emocional e espiritual. Quando perdemos a razão para levantar de manhã, começamos a morrer. E está ao nosso alcance escolher a razão para levantar de manhã. Hoje é segunda, dia de recomeço. O que você gostaria de estar fazendo hoje e em todos os demais dias da tua vida?

Por Renato Follador – Consultor em Previdência e Finanças
Renato Follador Consultoria em Previdência LTDA.

< Voltar